Wednesday, May 14, 2008

CINE ECO NA MADEIRA

Diário de Notícias da Madeira faz chamada de primeira página e dá uma página à extensão do Cine Eco na Casa das Mudas, Centro de Arte Moderna, da Calheta:
Cinema defende Ambiente
Centro das artes exibe 22 filmes do festival 'cine eco', entre os dias 19 e 21 de maio
Data: 14-05-2008


22 filmes e documentários de renome que alertam e sensibilizam para as questões ambientais serão exibidos, entre 19 e 21, no Centro das Artes, no âmbito da extensão à Madeira do festival internacional 'Cine Eco'. A iniciativa tem entrada livre (veja o quadro das sessões). Para mais informações contacte o 291820900. A colaboração entre a 'Ponta Oeste' e o festival resulta dos ciclos no Centro das Artes em 2005, orientados por Lauro António, que é também o director do 'Cine Eco'.

segunda, 19 de maio 10 horas

1 º Os Campos de Deméter - As Estações de Ano na Paisagem Europeia da Cultura(filme norueguês, 47 minutos)
A deusa grega Deméter deu a agricultura à humanidade. Desde então ela tem dado sucessivas novas formas à natureza. 'Campos de Deméter' é uma viagem através da paisagem europeia, visível e invisível.

2º Aquecimento Global/Guerra Global (filme alemão, 11 minutos)
Uma discussão absurda debaixo de um sol abrasador: dois homens de neve discutem debaixo do sol sem se aperceberem que o sol é o seu maior inimigo.

3º As Pessoas que Vivem do Lixo(filme brasileiro, 7,56 minutos)
O filme ilustra o funcionamento de uma cooperativa de materiais recicláveis, a importância da reciclagem e a transformação na vida de um 'ex-catador', hoje um cooperante.

4º Esta Água Que Vos Deixo(filme português, 16 minutos)
Quatro alunos da Escola sobem à Torre (Serra da Estrela) para seguir o percurso da água desde o ponto mais alto de Portugal continental até ao Vale de Seia. Vão descobrir de onde vem a água que chega a nossas casas, o que lhe acontece depois de utilizada por nós.

5º Carpa Diem (filme italiano, 2 minutos)
Um apartamento. Hora de dormir. Uma menina olha amorosamente para uma carpa (na foto principal) que nada no aquário, enquanto o seu irmão mais novo está a brincar na casa de banho, a ouvir música e a deixar a água do lavatório a correr. Um desperdício de água que pode vir a tornar-se numa tragédia. 6º Momentos de Maré (filme holandês, 26,25 minutos)
A escritora e artista Ellen Van Boggelen Heutink fica muitas vezes na sua pequena quinta, situada num moinho no rio 'Oude Maas'. Ellen olha para o seu reflexo nas águas do rio e pode ser considerada uma metáfora deste mesmo rio.

15horas 7º Detectives da Água(filme do Canadá, 11,30 minutos)
Neste documentário, estudantes da 4 classe até ao 7º ano aprendem que esforços locais para a preservação podem ter resultados significativos. Esta lição é retirada concretamente através da experiência da juventude de Matamoros, México, onde um severo corte na quantidade de água disponível levou a cidade a tomar a decisão de colocar as crianças locais a tentar alterar as atitudes e hábitos dos adultos.

8 º Sempre Coca-Cola(filme alemão, 29 minutos)
Como patrocinadora principal da FIFA, a Coca-Cola quer passar uma imagem de 'fair-play' e desportivismo. Mas muitos acreditam que o negócio que pratica ridiculariza essa atitude.

9 º O Fabrico do Queijo da Serra(filme português, 14 minutos)
O Queijo da Serra da Estrela é uma das iguarias mais apreciadas desta região. Até chegar às nossas casas sofre um longo processo de concepção.

10º Vilarinho das Furnas(filme português, 27 minutos)
A aldeia de Vilarinho das Furnas foi submersa no início dos anos 70, quando começou a construção de uma barragem, à qual foi dado o nome da aldeia. Com o seu fim a aproximar-se, Vilarinho das Furnas tomou uma nova dimensão, e despertou o interesse a centenas de curiosos que queriam ver a aldeia pela última vez.

19h30

11º Encontro com Milton Santos(filme brasileiro, 89 minutos)
Tendo uma entrevista com o geógrafo Milton Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre a globalização, necessária e desejada. Discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças ao invés de redistribuir as riquezas.

terça, 20 de maio

10 horas

12º Pirinop, Meu Primeiro Contacto(filme brasileiro, 83 minutos)
Em 1964, os índios Ikpeng têm o seu primeiro contacto com o homem branco numa região próxima do rio Xingu, no mato grosso. Ameaçados em seu território por invasões de garimpeiros, eles são transferidos para o Parque Indígena Xingu, onde ainda vivem. Mas os Ikpeng sofrem com o exílio de suas terras ancestrais e hoje lutam para reconquistá-las.

13º Moka(filme italiano, 4,40 minutos)
Uma máquina de café, no sul de Itália, é atingida por um vulcão e paga as consequências, tornando-se uma relíquia arqueológica, tal como as encontradas em Pompeia e Herculano.

14º Discretas Afinidades(filme português, 11,35 minutos)
No centro de Portugal pulsa de vida uma das mais importantes e valiosas zonas húmidas do País: a ria de Aveiro.

15 horas
15º Xingu - A Terra Ameaçada(filme brasileiro, 16 minutos)
Em 1984, o jornalista documentou 5 grupos do parque indígena do Xingu, na série 'Xingu - A Terra Mágica', exibida em 10 episódios. Em 2006, voltou e 'redocumentou' as profundas transformações nos mesmos grupos. Exibidos na TV, juntamente com os de 1984.

16º Yandabad(filme espanhol, 58 minutos)
É esta a única forma de desenvolvimento? A situação no Vale Narmada é um exemplo da maior guerra do século XXI: controlo de água e recursos naturais.

17º Fita de Areia(filme americano, 26,30 minutos)
Uma exaltação e uma elegia, 'Ribbon of Sand' retrata uma fuga no Atlântico e nos Outer Banks, ilhas destinadas a desaparecer.

19h30
18º FILME PREMIADO Grande Hotel(filme português, 52 minutos)
Em Moçambique foi inaugurado em 1955 um hotel de luxo que aspirava ser o maior de África. O documentário evoca a história trágica do espantoso edifício.

19º FILME PREMIADONo Crepúsculo do Silêncio(filme checo, 33 minutos)
Os locais de grande silêncio, como as florestas, são cada vez mais raros. Na sociedade de consumo, o barulho da lavagem cerebral dos media que despejam lixo cultural, distorcendo a escala de valores. As florestas europeias são amistosas e um bom lugar para meditar, mas estão a encolher.

quarta, 21 de maio

10 horas
20º Os Pastores do Bosque Flutuante(filme espanhol, 60 minutos)
No cenário da desflorestação das madeiras e em particularidades de tráfego fluvial, o trabalho infantil, as relações entre senhores e trabalhadores, o papel das mulheres e a miséria da Espanha rural na primeira metade do século passado.

21º FILME PREMIADO Mongólia Selvagem(filme austríaco, 50,11 minutos)
Uma das paisagens mais impressionantes e invioladas ao cimo da terra encontra-se no centro da Ásia: sob um céu azul profundo, encontra-se uma variedade enorme de espécies animais raras.

19h30
22º Apenas Planeta - Floresta, a Esperança Certificada(filme francês, 52 minutos)
No estado de Rondônia, na floresta amazónica do Brasil, mais de 50% foi classificada zona de catástrofe ecológica. Um grupo de fazendeiros locais decidiu criar um modelo de agricultura que respeitasse o ambiente.
João Filipe Pestana

No comments: