Wednesday, May 07, 2008

CINE ECO EM ALMADA

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Almada é a capital do 'comércio justo' a partir de terça-feira
2008-05-05 15:43:03

Almada, 05 Mai (Lusa) - Almada vai ser a capital portuguesa do Comércio Justo a partir de terça-feira e até ao dia 17 de Maio. Durante doze dias haverá, entre outras iniciativas, um roteiro gastronómico, conversas sobre consumo responsável e visionamento de documentários.
E o que é o Comércio Justo? "É uma parceria entre consumidor e produtor. O objectivo é aproximá-los, para que o consumidor saiba o que está a adquirir, tendo em atenção os cuidados ambientais e sociais", explicou à agência Lusa Sandra Oliveira da organização não governamental (ONG) Instituto Marquês de Valle Flôr, que, em associação com a cooperativa Mó de Vida, organiza a "Quinzena do Comércio Justo".
Na terça-feira, pelas 10:30, a abertura da "Quinzena" é assinalada com um "workshop" para jornalistas, no espaço Mó de Vida, no Pragal.
O dia 9 fica marcado pela estreia do primeiro documentário feito em português sobre o tema, no Solar dos Zagallos, na Sobreda. "Agrovidas - Comércio Justo", tem como figuras centrais os produtores frutícolas do Brasil. Ao visionamento segue-se um debate, que conta com a presença de um dos protagonistas do documentário.
Rafael Cezimbra Souza, representante da Cealnor, associação de produtores frutícolas da Bahia, vai deslocar-se a escolas básicas e secundárias do concelho de Almada, onde irá conversar com crianças de jovens sobre o Comércio Justo.
Os restantes documentários serão exibidos entre os dias 14 e 17 de Maio no Fórum Romeu Correia e no Auditório do Parque da Paz, em parceria com o Festival Cine'Eco de Seia, uma iniciativa onde a entrada é livre.
O Dia Mundial do Comércio Justo, que se comemora a 10 de Maio, é dedicado às crianças e famílias do concelho. "No Solar dos Zagallos haverá, entre as 11:00 e as 17:00, teatros de sombras, um piquenique solidário, uma gincana justa, entre muitas outras actividades, todas de participação gratuita", contou à Lusa Sandra Oliveira.
Também a partir de dia 10, e até ao fim da "Quinzena", será possível comer "pratos confeccionados produtos de Comércio Justo" em alguns restaurantes do concelho de Almada.
A "Quinzena do Comércio Justo" é apenas uma das iniciativas do projecto Anauá (A outra margem do comércio justo), promovido pelo Instituto Marquês de Valle Flôr em associação com a cooperativa Mó de Vida.
Sandra Oliveira explicou à Lusa que a escolha de Almada para receber a "Quinzena" aconteceu "por ser uma zona em pleno crescimento, com uma população maioritariamente jovem, e em que o Comércio Justo é já uma prática conhecida e desenvolvida pela organização Mó de Vida".
JYS
Lusa/fim

No comments: