Wednesday, May 21, 2008

CINEECO NO FAIAL


CINEECO - 28, 29 e 30 Maio no FAIAL

Numa iniciativa da Ecoteca do Faial e do Cineclube da Horta, um conjunto de filmes e documentários que alertam e sensibilizam a população para as questões ambientais vai ser exibidos, de 28 a 30 de Maio de 2008, na Horta, no âmbito do Festival de Cinema e Vídeo de Ambiente – Cine Eco, que teve no ano passado a sua 13ª edição em Seia, na Serra da Estrela. As sessões vão decorrer no auditório da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, para a comunidade escolar, e no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, para o público em geral. Esta extensão do Festival Cineeco na Horta, está integrada nos Encontros de Porto Pim 2008.
Todas as sessões têm entrada gratuita.
Na ilha do Faial, na cidade da Horta serão cerca de 20 filmes a exibir onde se destacam os vencedores do Grande Prémio do Ambiente no CINEECO 2006 – “Ainda há pastores” de Jorge Pelicano e o vencedor do mesmo galardão em 2007 “Encontro com Milton Santos” do realizador Sílvio Tendler.
A todos aqueles que a visitarem será ainda dada a possibilidade de assistirem a uma mesa redonda no dia 30 (sexta-feira) pelas 22 horas com Lauro António logo após a sessão.

Promover o debate sobre diversas temáticas ambientais, discutir a produção cinematográfica a nível regional e fomentar uma maior produção com incidência nestas temáticas são alguns dos objectivos.
Venha. Está convidado!


Consultar a página do Cineclube da Horta.

Posted by Ecoteca do Faial at 15:59 0 comments



CINEECO - Programação FAIAL

PROGRAMA – HORTA (AÇORES)


Dia 28 de Maio – Quarta-feira – 10h15

Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga
Público-alvo - Escolas Secundárias.


SESSÃO DA MANHÃ
CO2 OU TU? (1 min)
Realização: Tama Gempton (Canadá, 2007)
SINOPSE» Com as mudanças climáticas a tornarem-se uma realidade, a fé da humanidade na tecnologia para resolver essas mudanças está a ser desafiada pela nossa incapacidade em desistir dessas mesmas tecnologias. Filmado na terra, em 2007, Co2 or you ? faz a pergunta
que em breve terá de ser respondida.
BICHO PRETO NASCE BRANCO (15 min)
SINOPSE » Voar é com os urubus. Quem nasceu primeiro o Avião ou o Urubu? Lixeiro Celeste. O feio e o belo se confunde. É uma questão de ponto de vista.
OS DETECTIVES DA ÁGUA (11’30 min)
PRÉMIO “VÍDEO NÃO PROFISSIONAL”
Realização: David Springbett (Canadá, 2007)
SINOPSE» Neste documentário, estudantes da 4.ª classe até ao 7º ano aprendem que esforços locais para a preservação podem ter resultados significativos. Esta lição é retirada
concretamente através da experiência da juventude de Matamoros, México, onde um severo corte na quantidade de água disponível levou a cidade a tomar a decisão de colocar as crianças locais a tentar alterar as atitudes e hábitos dos adultos.
ESTA ÁGUA QUE VOS DEIXO (16 min)
“PRÉMIO VÍDEO NÃO PROFISSIONAL MENÇÃO HONROSA”
SINOPSE » Quatro alunos da Escola sobem à Torre (Serra da Estrela) para seguir o percurso da água desde o ponto mais alto de Portugal Continental até ao Vale de Seia. Vão descobrir de onde vem a água que chega a nossas casas o que lhe acontece depois de utilizada por nós.
AS PESSOAS QUE VIVEM DO LIXO (7 min)
Realização: André Cywinski, João D. Gomez (Brasil, 2006)
SINOPSE» O guião é baseada numa redacção de um aluno de uma escola pública da Grande São Paulo/Brasil. O filme ilustra o funcionamento de uma cooperativa de materiais recicláveis, a importância da reciclagem e a transformação na vida de um ex-catador, hoje um cooperante.
MULTIPLICADORES (20 min)
Realização: Renato Carvalho (Brasil, 2006)
SINOPSE» A constante renovação e a permanente necessidade de se exprimir são as forças que fazem mover a sociedade. Este documentário fala da arte do graffiti.
TOTAL: 70 minutos


SESSÃO DA NOITE – 21H30
Local: Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta
Público-alvo: todos os interessados.

A CAMPINA (43 min)
Realização: Jan Haft (Alemanha, 2005)
SINOPSE » Todos a conhecemos, todos a adoramos – a campina de flores. Este oceano de cores e formas frágeis oferece uma casa, que é um verdadeiro paraíso para uma enorme
quantidade de animais. Alguns vivem debaixo do solo, outros na relva, e ainda, outros na colorida “abóboda”. Este filme mostra o desenvolvimento de uma campina, desde a idade do gelo até hoje.
FITA DE AREIA (26’30 min)
Realização: John Grabowska (E.U.A, 2007)
Sinopse » Uma exaltação e uma elegia, Ribbon of Sand retrata uma fuga no Atlântico e nos Outer Banks, ilhas destinadas a desaparecer.
Em inglês.
A MINHA VIDA AOS 40 (7 min)
SINOPSE » Ainda não tenho 40 anos mas penso muito além. Uma colaboração especial entre o realizador, de 12 anos, e o seu eu de 34, ambos a ansiar um futuro glorioso, aos 40, como herói da conservação e dono de um Lamborghini. Feito com 6 anos de antecipação!
Em inglês.
NA PELE DELES (22 min)
Grande prémio da juventude CINEECO 2007
Realização: Malherbe Arnaud (França, 2007)
SINOPSE » Joseph, um estafeta, substitui Michel, um executivo que morreu, à sua frente, num acidente. Ele vive no seu apartamento, veste as suas roupas e trabalha no seu escritório.
Estranhamente ninguém parece notar a diferença.
Legendas em inglês
TOTAL: 98 minutos


Dia 29 de Maio – Quarta-feira – 10h15
Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga
Público-alvo - Escolas Secundárias.


SESSÃO DA MANHÃ
AQUECIMENTO GLOBAL/GUERRA GLOBAL/GLOBAL WARMING (12 min)
Filme de animação
Realização: Kathrin Gnorski (Alemanha, 2007)
SINOPSE» Uma discussão absurda debaixo de um sol abrasador: dois homens de neve
discutem debaixo do sol sem se aperceberem que o sol é o seu maior inimigo.
CARPA DIEM (2 minutos)
Menção honrosa pelo Júri “CINE’ECO em movimento”
Realização: Sérgio Cannella (Itália, 2006)
SINOPSE: Um apartamento. Hora de dormir. Uma menina olha amorosamente para um peixe (uma carpa) que nada no aquário, enquanto o seu irmão mais novo está a brincar na casa de
banho, a ouvir música e a deixar a água do lavatório a correr. Um desperdício de água que se pode vir a tornar numa tragédia.
TIROL – TERRA DA ÁGUA (7’46 min)
Realização: Johannes Koeck e Georg Riha (Áustria, 2006)
SINOPSE » Este pequeno filme é dedicado à beleza e ao tesouro que é a água no cenário impressionante das montanhas do Tirol: glaciares, quedas de água, lagoas e rios reflectem a magia fascinante deste elemento precioso e vital correndo através do “coração dos
Alpes”
OS CAMPOS DE DEMÉTER – AS ESTAÇÕES DE ANO NA PAISAGEM EUROPEIA
DA CULTURA / FIELDS OF DEMETER – SEASONS IN THE EUROPEAN LANDSCAPE OF
CULTURE (47 min)
Prémio "Cine´Eco em movimento" e Prémio Educação Ambiental
Realização: Knut Krzywinski. (Noruega, 2007)
SINOPSE » A deusa grega Deméter deu a agricultura à humanidade. Desde então ela tem dado sucessivas novas formas à natureza.
“Campos de Deméter” é uma viagem através da paisagem europeia, visível e invisível. Com o poder da águia xamã, duas jovens conhecem a história, diversidade e mitos dos povos que trabalham sensatamente a terra.
Legendado em português
TOTAL: 69 minutos


SESSÃO DA NOITE – 21H30
Local: Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta
Público-alvo: todos os interessados.

CO2 OU TU? (1 min)
Realização: Tama Gempton (Canadá, 2007)
SINOPSE» Com as mudanças climáticas a tornarem-se uma realidade, a fé da humanidade na tecnologia para resolver essas mudanças está a ser desafiada pela nossa incapacidade em desistir dessas mesmas tecnologias. Filmado na terra, em 2007, Co2 or you ? faz a pergunta
que em breve terá de ser respondida.
"ENCONTRO COM MILTON SANTOS" (89 min)
Grande prémio do Ambiente 2007 e Prémio de Intervenção do Júri da Juventude
Realização: Silvio Tendler (Brasil, 2006)
SINOPSE» Tendo uma entrevista com o geógrafo Milton Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre a globalização, necessária e desejada. Discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças ao invés de redistribuir as riquezas.
Por outro lado, tenta mostrar um novo mundo, também sinalizado pelo professor Milton Santos, onde a união entre as “novas técnicas” e “os de baixo” podem fazer um futuro mais distinto para a humanidade.
TOTAL: 90 minutos


Dia 30 de Maio – Quarta-feira – 10h15
Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga


SESSÃO DA MANHÃ
Público-alvo - Escolas Secundárias.
SEMPRE COCA-COLA (29 min)
Realização: Inge Altemeier, Reinhard Hornung (Alemanha, 2006);
XINGU – A TERRA AMEAÇADA (16 min)
Realização: Washington Novaes (Brasil, 2007)
SINOPSE » Em 1984, o jornalista documentou 5 grupos do parque indígena do Xingu, na série “Xingu – a terra mágica”, exibida em 10 episódios. Em 2006, voltou e “redocumentou” as profundas transformações nos mesmos grupos. Exibidos na TV, juntamente com os de 1984.
TOTAL: 45 minutos


SESSÃO DE ENCERRAMENTO
MESA REDONDA - À conversa com….. Lauro António:
Tema em debate – “ Os Media e o Ambiente: a importância do Cinema na divulgação das
temáticas ambientais”
O cinema poderá apresentar-se como um importante instrumento pedagógico, pelo facto de criar um mundo de sons, de imagens e linguagens que nos proporcionam no seu conjunto a construção de histórias e personagens capazes de, em função de um determinado contexto, das vivências e da cultura dos espectadores, despertar determinadas emoções, proporcionando por vezes tomadas de consciência sobre os nossos valores, aguçando os nossos sentidos, e até mesmo, estimulando uma mudança de atitudes!


SESSÃO DA NOITE – 21H30
Local: Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta
Público-alvo: todos os interessados.

MINISTRY MESSIAH (3 min)
Filme de animação
Realização: Gints Apsits (Letónia, 2005)
SINOPSE» Um dia acordei do meu sonho mais profundo… e o meu sonho era realidade. Estou numa casa desconhecida. Os quartos não têm janelas, nem portas – como numa prisão. Nem têm paredes, nem tectos, nem chão – como no campo. Não há sítio algum para onde fugir, para me esconder… em meu redor o silêncio pré-menstrual… apenas o céu está mais próximo…
CARPA DIEM (2 minutos)
Menção honrosa pelo Júri “CINE’ECO em movimento”
Realização: Sérgio Cannella (Itália, 2006)
SINOPSE> Um apartamento. Hora de dormir. Uma menina olha amorosamente para um peixe (uma carpa) que nada no aquário, enquanto o seu irmão mais novo está a brincar na casa de banho, a ouvir música e a deixar a água do lavatório a correr. Um desperdício de água que se pode vir a tornar numa tragédia.
AINDA HÁ PASTORES (72 min)
Prémio Especial da Lusofonia – Cine Eco 2006
Realização: Jorge pelicano (Portugal, 2006);
SINOPSE» Há lugares que quase não existem. Casais de Folgosinho nem sequer é um lugar.Não há luz eléctrica, não corre água canalizada, muito menos estradas. Perde-se no silêncio de um vale entre as montanhas da Serra da Estrela. Em tempos foi um autêntico santuário de pastores.
Com dezenas de famílias, milhares de cabeças de gado. Hoje, os mais velhos vão morrendo e os novos fogem da dura sina de ser pastor. 365 dias por ano. Hermínio. 27 anos, contraria o fim. Dizem que é o pastor mais novo, mas também o mais doido. Sozinho, rádio na mão, rasga montanhas ao som das cassetes do popular cantor Quim Barreiros, que um dia sonha conhecer. Os sons das cassetes e do rádio puxam-no para fora de uma vida de solidão. São a união entre dois mundos diferentes. Distantes e próximos. Na sociedade moderna, o futuro de Hermínio é inquietante. Até quando o jovem Hermínio será pastor? mas... ainda há pastores? As estórias dos Casais de Folgosinho guardam a resposta.
TOTAL: 77 minutos


ENCERRAMENTO DA EXTENSÃO DO CINE’ECO NA HORTA
MESA REDONDA - À conversa com….. Lauro António:
Tema em debate – “ Os Media e o Ambiente: a importância do Cinema na divulgação das temáticas ambientais”
O cinema poderá apresentar-se como um importante instrumento pedagógico, pelo facto de criar um mundo de sons, de imagens e linguagens que nos proporcionam no seu conjunto a construção de histórias e personagens capazes de, em função de um determinado contexto, das vivências e da cultura dos espectadores, despertar determinadas emoções, proporcionando por vezes tomadas de consciência sobre os nossos valores, aguçando os nossos sentidos, e até mesmo, estimulando uma mudança de atitudes!

Apoios: Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e OMA - Observatório do Mar dos Açores

Monday, May 19, 2008

CINE ECO EM ANGRA DO HEROISMO - AÇORES

Festival CINE ECO 2007
com extensão ao Faial
da apresentação do ‘AZORES1to1’

O Festival de Cinema e Vídeo de Ambiente "CINE ECO 2007" terá este mês uma extensão ao Faial, no âmbito de uma nova edição dos Encontros de Porto Pim.
Numa iniciativa conjunta da Ecoteca do Faial e do Cineclube da Horta, vão ser exibidos na Horta, entre os dias 28 e 30, cerca de uma vintena filmes e documentários que alertam e sensibilizam a população para as questões ambientais.Entre aquelas películas, destacam-se os filmes "Ainda há pastores", de Jorge Pelicano, e "Encontro com Milton Santos", de Sílvio Tendler, vencedores, em 2006 e 2007 respectivamente, do Grande Prémio do Ambiente do CINE ECO.
As sessões irão decorrer no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, para o público em geral, e no Auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga, para a comunidade escolar.
No âmbito desta iniciativa, terá também lugar na Horta, no dia 30, pelas 22h00, uma mesa redonda, com a participação de Lauro António, durante a qual serão debatidas temáticas relacionadas com o ambiente, produção cinematográfica a nível regional e fomento da produção com incidência nas temáticas ambientais.

Wednesday, May 14, 2008

CINE ECO NA MADEIRA

Diário de Notícias da Madeira faz chamada de primeira página e dá uma página à extensão do Cine Eco na Casa das Mudas, Centro de Arte Moderna, da Calheta:
Cinema defende Ambiente
Centro das artes exibe 22 filmes do festival 'cine eco', entre os dias 19 e 21 de maio
Data: 14-05-2008


22 filmes e documentários de renome que alertam e sensibilizam para as questões ambientais serão exibidos, entre 19 e 21, no Centro das Artes, no âmbito da extensão à Madeira do festival internacional 'Cine Eco'. A iniciativa tem entrada livre (veja o quadro das sessões). Para mais informações contacte o 291820900. A colaboração entre a 'Ponta Oeste' e o festival resulta dos ciclos no Centro das Artes em 2005, orientados por Lauro António, que é também o director do 'Cine Eco'.

segunda, 19 de maio 10 horas

1 º Os Campos de Deméter - As Estações de Ano na Paisagem Europeia da Cultura(filme norueguês, 47 minutos)
A deusa grega Deméter deu a agricultura à humanidade. Desde então ela tem dado sucessivas novas formas à natureza. 'Campos de Deméter' é uma viagem através da paisagem europeia, visível e invisível.

2º Aquecimento Global/Guerra Global (filme alemão, 11 minutos)
Uma discussão absurda debaixo de um sol abrasador: dois homens de neve discutem debaixo do sol sem se aperceberem que o sol é o seu maior inimigo.

3º As Pessoas que Vivem do Lixo(filme brasileiro, 7,56 minutos)
O filme ilustra o funcionamento de uma cooperativa de materiais recicláveis, a importância da reciclagem e a transformação na vida de um 'ex-catador', hoje um cooperante.

4º Esta Água Que Vos Deixo(filme português, 16 minutos)
Quatro alunos da Escola sobem à Torre (Serra da Estrela) para seguir o percurso da água desde o ponto mais alto de Portugal continental até ao Vale de Seia. Vão descobrir de onde vem a água que chega a nossas casas, o que lhe acontece depois de utilizada por nós.

5º Carpa Diem (filme italiano, 2 minutos)
Um apartamento. Hora de dormir. Uma menina olha amorosamente para uma carpa (na foto principal) que nada no aquário, enquanto o seu irmão mais novo está a brincar na casa de banho, a ouvir música e a deixar a água do lavatório a correr. Um desperdício de água que pode vir a tornar-se numa tragédia. 6º Momentos de Maré (filme holandês, 26,25 minutos)
A escritora e artista Ellen Van Boggelen Heutink fica muitas vezes na sua pequena quinta, situada num moinho no rio 'Oude Maas'. Ellen olha para o seu reflexo nas águas do rio e pode ser considerada uma metáfora deste mesmo rio.

15horas 7º Detectives da Água(filme do Canadá, 11,30 minutos)
Neste documentário, estudantes da 4 classe até ao 7º ano aprendem que esforços locais para a preservação podem ter resultados significativos. Esta lição é retirada concretamente através da experiência da juventude de Matamoros, México, onde um severo corte na quantidade de água disponível levou a cidade a tomar a decisão de colocar as crianças locais a tentar alterar as atitudes e hábitos dos adultos.

8 º Sempre Coca-Cola(filme alemão, 29 minutos)
Como patrocinadora principal da FIFA, a Coca-Cola quer passar uma imagem de 'fair-play' e desportivismo. Mas muitos acreditam que o negócio que pratica ridiculariza essa atitude.

9 º O Fabrico do Queijo da Serra(filme português, 14 minutos)
O Queijo da Serra da Estrela é uma das iguarias mais apreciadas desta região. Até chegar às nossas casas sofre um longo processo de concepção.

10º Vilarinho das Furnas(filme português, 27 minutos)
A aldeia de Vilarinho das Furnas foi submersa no início dos anos 70, quando começou a construção de uma barragem, à qual foi dado o nome da aldeia. Com o seu fim a aproximar-se, Vilarinho das Furnas tomou uma nova dimensão, e despertou o interesse a centenas de curiosos que queriam ver a aldeia pela última vez.

19h30

11º Encontro com Milton Santos(filme brasileiro, 89 minutos)
Tendo uma entrevista com o geógrafo Milton Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre a globalização, necessária e desejada. Discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças ao invés de redistribuir as riquezas.

terça, 20 de maio

10 horas

12º Pirinop, Meu Primeiro Contacto(filme brasileiro, 83 minutos)
Em 1964, os índios Ikpeng têm o seu primeiro contacto com o homem branco numa região próxima do rio Xingu, no mato grosso. Ameaçados em seu território por invasões de garimpeiros, eles são transferidos para o Parque Indígena Xingu, onde ainda vivem. Mas os Ikpeng sofrem com o exílio de suas terras ancestrais e hoje lutam para reconquistá-las.

13º Moka(filme italiano, 4,40 minutos)
Uma máquina de café, no sul de Itália, é atingida por um vulcão e paga as consequências, tornando-se uma relíquia arqueológica, tal como as encontradas em Pompeia e Herculano.

14º Discretas Afinidades(filme português, 11,35 minutos)
No centro de Portugal pulsa de vida uma das mais importantes e valiosas zonas húmidas do País: a ria de Aveiro.

15 horas
15º Xingu - A Terra Ameaçada(filme brasileiro, 16 minutos)
Em 1984, o jornalista documentou 5 grupos do parque indígena do Xingu, na série 'Xingu - A Terra Mágica', exibida em 10 episódios. Em 2006, voltou e 'redocumentou' as profundas transformações nos mesmos grupos. Exibidos na TV, juntamente com os de 1984.

16º Yandabad(filme espanhol, 58 minutos)
É esta a única forma de desenvolvimento? A situação no Vale Narmada é um exemplo da maior guerra do século XXI: controlo de água e recursos naturais.

17º Fita de Areia(filme americano, 26,30 minutos)
Uma exaltação e uma elegia, 'Ribbon of Sand' retrata uma fuga no Atlântico e nos Outer Banks, ilhas destinadas a desaparecer.

19h30
18º FILME PREMIADO Grande Hotel(filme português, 52 minutos)
Em Moçambique foi inaugurado em 1955 um hotel de luxo que aspirava ser o maior de África. O documentário evoca a história trágica do espantoso edifício.

19º FILME PREMIADONo Crepúsculo do Silêncio(filme checo, 33 minutos)
Os locais de grande silêncio, como as florestas, são cada vez mais raros. Na sociedade de consumo, o barulho da lavagem cerebral dos media que despejam lixo cultural, distorcendo a escala de valores. As florestas europeias são amistosas e um bom lugar para meditar, mas estão a encolher.

quarta, 21 de maio

10 horas
20º Os Pastores do Bosque Flutuante(filme espanhol, 60 minutos)
No cenário da desflorestação das madeiras e em particularidades de tráfego fluvial, o trabalho infantil, as relações entre senhores e trabalhadores, o papel das mulheres e a miséria da Espanha rural na primeira metade do século passado.

21º FILME PREMIADO Mongólia Selvagem(filme austríaco, 50,11 minutos)
Uma das paisagens mais impressionantes e invioladas ao cimo da terra encontra-se no centro da Ásia: sob um céu azul profundo, encontra-se uma variedade enorme de espécies animais raras.

19h30
22º Apenas Planeta - Floresta, a Esperança Certificada(filme francês, 52 minutos)
No estado de Rondônia, na floresta amazónica do Brasil, mais de 50% foi classificada zona de catástrofe ecológica. Um grupo de fazendeiros locais decidiu criar um modelo de agricultura que respeitasse o ambiente.
João Filipe Pestana

Wednesday, May 07, 2008

CINE ECO EM ALMADA

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Almada é a capital do 'comércio justo' a partir de terça-feira
2008-05-05 15:43:03

Almada, 05 Mai (Lusa) - Almada vai ser a capital portuguesa do Comércio Justo a partir de terça-feira e até ao dia 17 de Maio. Durante doze dias haverá, entre outras iniciativas, um roteiro gastronómico, conversas sobre consumo responsável e visionamento de documentários.
E o que é o Comércio Justo? "É uma parceria entre consumidor e produtor. O objectivo é aproximá-los, para que o consumidor saiba o que está a adquirir, tendo em atenção os cuidados ambientais e sociais", explicou à agência Lusa Sandra Oliveira da organização não governamental (ONG) Instituto Marquês de Valle Flôr, que, em associação com a cooperativa Mó de Vida, organiza a "Quinzena do Comércio Justo".
Na terça-feira, pelas 10:30, a abertura da "Quinzena" é assinalada com um "workshop" para jornalistas, no espaço Mó de Vida, no Pragal.
O dia 9 fica marcado pela estreia do primeiro documentário feito em português sobre o tema, no Solar dos Zagallos, na Sobreda. "Agrovidas - Comércio Justo", tem como figuras centrais os produtores frutícolas do Brasil. Ao visionamento segue-se um debate, que conta com a presença de um dos protagonistas do documentário.
Rafael Cezimbra Souza, representante da Cealnor, associação de produtores frutícolas da Bahia, vai deslocar-se a escolas básicas e secundárias do concelho de Almada, onde irá conversar com crianças de jovens sobre o Comércio Justo.
Os restantes documentários serão exibidos entre os dias 14 e 17 de Maio no Fórum Romeu Correia e no Auditório do Parque da Paz, em parceria com o Festival Cine'Eco de Seia, uma iniciativa onde a entrada é livre.
O Dia Mundial do Comércio Justo, que se comemora a 10 de Maio, é dedicado às crianças e famílias do concelho. "No Solar dos Zagallos haverá, entre as 11:00 e as 17:00, teatros de sombras, um piquenique solidário, uma gincana justa, entre muitas outras actividades, todas de participação gratuita", contou à Lusa Sandra Oliveira.
Também a partir de dia 10, e até ao fim da "Quinzena", será possível comer "pratos confeccionados produtos de Comércio Justo" em alguns restaurantes do concelho de Almada.
A "Quinzena do Comércio Justo" é apenas uma das iniciativas do projecto Anauá (A outra margem do comércio justo), promovido pelo Instituto Marquês de Valle Flôr em associação com a cooperativa Mó de Vida.
Sandra Oliveira explicou à Lusa que a escolha de Almada para receber a "Quinzena" aconteceu "por ser uma zona em pleno crescimento, com uma população maioritariamente jovem, e em que o Comércio Justo é já uma prática conhecida e desenvolvida pela organização Mó de Vida".
JYS
Lusa/fim

CINE ECO EM QUARTEIRA

Europa instala-se em Quarteira
05-05-2008 17:39:00
A cidade de Quarteira vai ser o palco da “Expo Europa e Ambiente”, de 9 a 11 de Maio. Saiba o que por lá pode encontrar.
Cerca de 25 expositores vão revelar aos visitantes da Praça do Mar em Quarteira as mais recentes e inovadoras soluções empresariais de energias renováveis, disponibilizadas no mercado português e destinadas ao cidadão comum.
A exposição apresenta soluções, além de lançar um alerta para a preservação do ambiente e para as questões das alterações climáticas no nosso planeta.
O evento abre portas no dia 9, às 10h00. Havendo nesse dia teatro de rua com o espectáculo “Uma Viagem à União Europeia”, pelo grupo Zéfiro, dirigido a crianças dos 4 aos 13 anos, e várias iniciativas de educação ambiental com os alunos das escolas de Loulé.
Entre as 11h00 e as 12h30, para assinalar o “Dia da Europa”, decorrem acções dedicadas à divulgação de boas práticas ambientais (QUERCUS), explicação do processo de recolha, reciclagem e reutilização de resíduos (Algar), explicação da produção de biodiesel, experimentação de veículos amigos do ambiente e Cine Eco – transmissão de documentários e filmes de animação para crianças.
Ainda no dia 9, pelas 10h30, na Galeria de Arte da Praça do Mar, a efeméride integra o Seminário “A Europa, as Energias Renováveis e a Eficiência Energética”. Vão ser debatidos, entre outros temas, os incentivos europeus às energias renováveis, os financiamentos bancários, as boas práticas empresariais e a aplicação dos sistemas de microgeração no empreendimento “Vilamoura Golfe & Garden Resort”.
No dia 10, realizam-se, entre as 09h00 e as 11h00, acções de limpeza da praia com voluntariado. Estão previstas outras actividades como experimentação de veículos amigos do ambiente.
A chegada do “2º Portugal Lés a Lés Ecológico”, no dia 11, pelas 12h00, seguindo-se um almoço solar na Praça do Mar, são os eventos que marcam o último dia da Feira.