Thursday, January 31, 2008

CINE ECO: AVEIRO; MARÇO

CINE ECO EM AVEIRO / MARÇO DE 2008
TEATRO AVEIRENSE

Março de 2008
Ter. 4 10h30m, 14h30m, 18h30m, 21h30m
CineEcoCineEco - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de AmbienteCinema

Ter. 11 10h30m, 14h30m, 18h30m, 21h30m
CineEcoCineEco - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de AmbienteCinema

Ter. 18 10h30m, 14h30m, 18h30m, 21h30m
CineEcoCineEco - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de AmbienteCinema

Ter. 25 10h30m, 14h30m, 18h30m, 21h30m
CineEcoCineEco - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de AmbienteCinema

Friday, January 25, 2008

LETRAS VERDES

A União - Jornal Online
Sexta-Feira, dia 25 de Janeiro de 2008

LETRAS VERDES
Jornalismo ambiental motiva concurso
Publicado na Quinta-Feira, dia 24 de Janeiro de 2008, em Actualidade
Com o propósito de estimular o jornalismo ambiental, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, em parceria com as duas autarquias da ilha Terceira promove o concurso “Letras Verdes”, no âmbito da extensão do Cine Eco 2007 – Festival de Cinema e Vídeo da Serra da Estrela, que começa hoje em Angra do Heroísmo e Praia da Vitória. O Concurso “Letras Verdes” destina-se aos alunos do ensino secundário e visa essencialmente incentivar os jovens a pensar nas questões ambientais na perspectiva da abordagem dos media, com um conjunto de filmes que retratam essencialmente questões de cariz ambiental. Podem concorrer pessoas singulares com idade superior a 14 e igual ou inferior a 20 anos à data de entrega da candidatura do concurso e frequência de uma Escola localizada nos Concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.Os concorrentes devem apresentar artigos, isto é, texto em estilo jornalístico, com temáticas abordadas nos filmes, documentários ou filmes de animação que são projectados nas sessões da extensão CINEECO; com vertente crítica cinematográfica de um dos filmes ou documentários apresentados, ou ainda artigo alusivo ao referido festival. Cada candidato pode apresentar mais do que um trabalho, que deverão ser entregues em papel, por correio, ou através do correio electrónico,
sram-gpa@azores.gov.pt. O texto escrito deverá ser original, entregue em formato A4, em fonte Times New Roman de corpo 10, com o máximo 2.000 caracteres.O Júri, que será da responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, e contará com representantes de cada uma das entidades parceiras da Extensão CINEECO e de um jornalista, avaliará os artigos a concurso atribuindo o prémio "Melhor artigo" que receberá uma câmara fotográfica digital e o respectivo diploma de participação; o artigo fará também parte integrante de um suplemento especial dedicado a este evento a editar em jornal local.Os restantes participantes receberão diploma de participação e integrarão o respectivo suplemento de jornal a editar posteriormente.A entrega dos trabalhos terá lugar de 28 de Janeiro a 29 de Fevereiro de 2008, no Gabinete de Promoção Ambiental, Rua do Galo n.º 188 2.º andar, 9700-091 Angra do Heroísmo, por correio registado com aviso de recepção.
Recorde-se que o Festival de Cinema Vídeo e Ambiente – CINEECO 2007 decorre de hoje a domingo, na ilha Terceira, e conta com cerca de 20 filmes previamente seleccionados cujo tema principal é o Ambiente.

Wednesday, January 23, 2008

CINE ECO EM ANGRA, AÇORES


Noticia de "A União":
CERCA DE 20 FILMES
A EXIBIR EM ANGRA E PRAIA
- Educação Ambiental nas fitas do cinema

Publicado na Quarta-Feira, dia 23 de Janeiro de 2008, em Actualidade
Sónia Bettencourt
Arranca amanhã em Angra do Heroísmo e Praia da Vitória o Cine Eco 2007 – Festival de Cinema e Vídeo de Ambiente, que teve este ano a sua décima terceira edição em Seia, na Serra da Estrela. Trata-se da primeira extensão deste Festival a visitar os Açores, num conjunto de filmes e documentários, sendo que na Terceira serão cerca de 20 filmes exibidos até ao próximo dia 27 de Janeiro.As sessões que vão decorrer simultaneamente no Centro Cultural de Angra e no Auditório do Ramo Grande, durante a tarde e a noite, terão apresentações gratuitas, e pretendem relacionar a cultura cinematográfica com a sensibilização ambiental.É de salientar que as sessões da tarde têm como público-alvo os alunos das escolas secundárias e universidade.Esta iniciativa resulta de uma parceria conjunta da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar com as duas autarquias da Terceira.
Filmes premiadosDos cerca de 20 filmes em exibição, portugueses e estrangeiros, destacam-se o projecto vencedor do Grande Prémio do Ambiente no Cine Eco 2006, “Ainda há Pastores”, de Jorge Pelicano. Trata-se de uma história que aborda um lugar chamado Casais de Folgosinho, situado num vale entre as montanhas da Serra da Estrela, onde não há luz eléctrica, não corre água canalizada, muito menos estradas. Em tempos aquele local foi um autêntico santuário de pastores, hoje, os mais velhos vão morrendo e os novos fogem da dura sina de ser pastor. Quanto ao filme vencedor do mesmo galardão em 2007, “Encontro com Milton Santos”, do realizador brasileiro Sílvio Tendler, refere-se a uma história com base numa entrevista com o geógrafo Milton Santos. O documentário, que conta com a interpretação de Beth Goulart e Fernanda Montenegro, expõe um pensamento sobre a globalização, necessária e desejada, bem como discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças ao invés de redistribuir as riquezas. Estão previstos ainda a exibição dos filmes “Bicho Preto Nasce Branco”, de Ângelo Lima, “Os Detectives da Água”, de David Springbett, “Sempre Coca-cola”, de Inge Altemeirer, entre outros. Mesa redonda com Lauro AntónioO cineasta português Lauro António, membro da direcção do festival, estará presente na apresentação oficial da extensão do Cine Eco 2007, que terá lugar no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, amanhã, pelas 20h30.Já no dia 25 de Janeiro, mas desta feita no Centro Cultural de Angra, prevê-se a realização de uma mesa redonda, com o tema em debate, “Os Media e o Ambiente: a importância do Cinema na divulgação das temáticas ambientais”, em conversa com Lauro António, pelas 22 horas. O aclamado cineasta de Manhã Submersa, Lauro António, nasceu em 1942, em Lisboa. Licenciado em História, foi membro do Cine-clube Universitário de Lisboa e, mais tarde, director do ABC Cine-Clube. A cultura cinematográfica adquirida no movimento cineclubista leva-o ao exercício da crítica cinematográfica a partir de 1963 e, mais tarde, à coordenação da programação de algumas salas e à direcção de festivais de cinema. O seu Prefácio a Virgílio Ferreira (1975) antecedeu a exibição do filme Cântico Final de Manuel Guimarães, baseado na obra homónima do escritor, que viria, anos depois, a ser figura indissociável da obra de Lauro António.Como sucedeu com outros cineastas da sua geração, particularmente activos após a Revolução de 25 de Abril de 1974, uma forte componente do seu trabalho destinou-se à televisão.Lauro António tem prosseguido a sua actividade como ensaísta e documentarista, tendo-se, porém, nos últimos anos mantido afastado do grande écran.
Festival criado há 13 anos
O Cine Eco é uma iniciativa que se tem vindo a produzir, anualmente, desde 1995, por Carlos Teófilo e Lauro António. É um festival de cinema, de âmbito internacional dedicado à área do Ambiente e que ao longo destes anos tem apresentado uma outra vertente do cinema, onde surgem obras menos conhecidas e longe dos circuitos comerciais.

Saturday, January 19, 2008

CINE ECO 2007 NOS AÇORES

Governo Regional promove
concurso “Letras Verdes” 2008
A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, em parceria com os municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, vai promover este mês, na ilha Terceira, o concurso “Letras Verdes” 2008
A iniciativa tem como objectivo principal “aproximar” o público jovem a uma extensão do Cine’Eco 2007 – Festival de Cinema e Vídeo da Serra da Estrela com um conjunto de filmes que retratam essencialmente questões de cariz ambiental e, por essa via, sensibilizá-los para a preservação do ambiente.Com esta aproximação, os organizadores pretendem estimular o jornalismo ambiental, promovendo a cobertura do festival que terá em exibição filmes relacionados com a protecção e conservação da biodiversidade, globalização, gestão sustentável dos recursos naturais e aquecimento global, entre outros temas.De 24 a 27 de Janeiro, esta extensão do Cine’Eco 2007 vai mostrar, na ilha Terceira, cerca de duas dezenas de películas previamente seleccionados, entre os quais figuram os filmes “Encontro com Milton Santos”, do realizador brasileiro Sílvio Tendler, vencedor no ano transacto do Grande Prémio do Ambiente patrocinado pela Câmara Municipal de Seia, e “Ainda há Pastores”, de Jorge Pelicano, igualmente distinguido naquele festival com o Prémio Lusofonia.

Friday, January 11, 2008

CINE ECO ANGRA

José Cid, caricaturas
e cinema ambiental
ANIMAÇÃO CULTURAL EM ANGRA
A actuação do cantor José Cid, a exposição de caricaturas e cartoon de Carlos Laranjeira marcam a agenda cultural do mês de Janeiro de Angra do Heroísmo, no âmbito das iniciativas da autarquia angrense e da Culturangra.
Fazem ainda parte da programação a extensão do Cinema-Eco 2007, um workshop de música e massagem infantil e um Baile de Máscaras.
O programa cultural foi apresentado ontem, em conferência de imprensa, por José Pedro Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
(…) Nos eventos previstos o presidente da edilidade praiense salientou a extensão do Cine Eco 2007 – Festival de Cinema e Vídeo da Serra da Estrela, que entre os dias 24 a 27 de Janeiro, traz ao Centro Cultural de Angra e simultaneamente ao Auditório do Ramo Grande, «mais de duas dezenas de filmes que partilham a preocupação das questões ambientais».
A abertura oficial da extensão do Cine Eco 2007, na Terceira, está marcada para as 20h30, no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, sendo que a mostra cinematográfica conta também com a realização de uma mesa redonda, denominada “Os Media e o Ambiente: a importância do Cinema na divulgação das temáticas ambientais”, prevista para as 22h00, mas desta feita no Centro Cultural de Angra.
In A União, 11 de Janeiro de 2007.
Lista de filmes a exibir em Angra do Heroismo:

CO2 OU TU? (1 min) de Tama Gempton (Canadá, 2007);
BICHO PRETO NASCE BRANCO (15 min) de Ângelo Lima (Brasil, 2007);
OS DETECTIVES DA ÁGUA (11'30 min) de David Springbett (Canadá, 2007);
ESTA ÁGUA QUE VOS DEIXO (16 min) de Clube de Audiovisuais da
Escola Abranches Ferrão (CAEAF) (Portugal, 2006);
AS PESSOAS QUE VIVEM DO LIXO (7 min) de André Cywinski, João D. Gomez (Brasil, 2006);
MULTIPLICADORES (20 min) de Renato Carvalho (Brasil, 2006);
SEMPRE COCA-COLA (29 min) de Inge Altemeier, Reinhard Hornung (Alemanha, 2006);
A CAMPINA (43 min) de Jan Haft (Alemanha, 2005);
RIBBON OF SAND (26'30 min) de John Grabowska (E.U.A, 2007);
A MINHA VIDA AOS 40 (7 min) de Laurie Hill (Reino Unido, 2005);
NA PELE DELES (22 min) de Malherbe Arnaud (França, 2007);
GLOBAL WARMING (12 min) de Kathrin Gnorski (Alemanha, 2007)
CARPA DIEM (2 min) de Sérgio Cannella (Itália, 2006)
TIROL TERRA DA ÁGUA (7'46 min) de Johannes Koeck e Georg Riha (Áustria, 2006);
XINGU A TERRA AMEAÇADA (16 min) de Washington Novaes (Brasil, 2007);
OS CAMPOS DE DEMÉTER
AS ESTAÇÕES DE ANO NA PAISAGEM EUROPEIA DA CULTURA de Knut Krzywinski. (Noruega, 2007);
ENCONTRO COM MILTON SANTOS (89 min) de Silvio Tendler (Brasil, 2006);
MINISTRY MESSIAH (3 min) de Gints Apsits (Letónia, 2005);
AINDA HÁ PASTORES (72 min) de JORGE PELICANO (Portugal, 2006);
DA TERRA DAS LÁGRIMAS AMARGAS (84 min) de Tomoko Kana (Japão, 2005);